sexta-feira, 6 de abril de 2012

Tira-dúvidas sobre a alimentação

Boa tarde pessoas! Hoje selecionei alguns tópicos interessantes que geralmente as pessoas têm dúvida.

1) Qual é o melhor? O leite desnatado ou o integral?
Nenhum dos dois. O melhor é o semi-desnatado. Agora vamos a explicação: a vitamina D ajuda na absorção do cálcio e é lipossolúvel, ou seja, solúvel em gorduras. No processamento do leite desnatado quase toda a gordura é retirada e com ela quase toda a vitamina D. Assim, quando você toma o leite desnatado o cálcio ainda está lá, mas como não tem a vitamina D para ajudar na absorção, ele acaba por se acumular onde não deve, como no coração e nas artérias, aumentando o risco cardiovascular. Já o leite integral tem o problema da quantidade exacerbada de gordura saturada que também aumentam o risco cardiovascular dentre outros problemas. Sendo assim, o melhor leite é o semi-desnatado, pois não tem tanta gordura como o integral e também tem quantidades maiores de vitamina D do que o desnatado, proporcionando uma melhor absorção do cálcio e evitando eventuais problemas.

2) Queijo coalho é um queijo branco?
Só na cor. Quanto mais branco o queijo, menos gordura ele tem, entretanto o queijo coalho foge a essa regra. Apesar de branco, ele é um queijo gordo, ou seja, tem quantidades elevadas de gordura.


3) Comer de 3 em 3 horas ajuda a engordar ou a emagrecer?
Uma pessoa que faz apenas três refeições por dia tem mais tendência a engordar do que uma pessoa que faz seis refeições. Isso porque, ao fazer seis refeições você acelera seu metabolismo. Já quando você faz apenas três refeições, além de deixar seu metabolismo mais lento, seu organismo entende isso como uma privação de alimentos e se prepara para fazer reservas, ou seja, das três refeições que você fizer ele vai tirar o máximo que puder delas e vai armazenar em forma de gordura. Portanto, não pule refeições e se possível se alimente de 3 em 3 horas. Claro que não é para exagerar nessas refeições "extras". O certo é você comer mais vezes por dia só que em pequenas quantidades, ou seja, se você faz apenas 3 refeições ao dia, você deve fracionar essa quantidade em seis refeições, ok?

4) Dieta do leite, da lua, do sol, da água e etc realmente fazem efeito?
Quem quer perder peso de forma rápida realmente consegue com essas dietas, mas é preciso refletir: estou fazendo a diet da água, bebo só água o dia todo, então é óbvio que vou perder peso! Mas e depois? Quando eu perder meus tão sonhados 10 quilos eu vou conseguir manter esse peso? A resposta é não. Perder peso não é difícil, o difícil é depois de perder conseguir manter. É por isso que tem gente que vive perdendo e ganhando peso, fenômeno chamado ioiô (foto abaixo)
E o pior é, quanto mais dietas malucas como essas vocês fazem seu organismo vai se tornando mais resistente à perda de peso, ou seja, você vai ter mais e mais dificuldade em perder peso! Então, se quiserem realmente perder seu peso e conseguir se manter, procure um(a) nutricionista, tá bom? 

Por hoje é só pessoal, qualquer dúvida é só perguntar ok?
Para ficar por dentro de mais novidades é só colocar seu e-mail nessa caixinha ao lado para recebê-las no seu e-mail. E se puderem seguir meu blog também, agradeço! ^^
bjokass

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer expor sua opinião sobre esse post? Fique à vontade!