sexta-feira, 30 de março de 2012

Dicas para diminuir a ingestão alimentar e favorecer a perda de peso

Faz bastante tempo que não posto nada no blog, mas hoje estou bastante inspirada. Utilizando meus conhecimentos de Nutrição, visto que estou perto de terminar minha graduação, resolvi postar algumas dicas bem simples que vão ajudar vocês a diminuir a ingestão alimentar, aumentando a saciedade e contribuindo para a perda de peso. Então vamos lá!


Antes de tudo darei uma breve explicação sobre como funciona o mecanismo da saciedade.

No momento em que começamos a nos alimentar, nosso organismo começa a liberar uma série de hormônios que induzem a saciedade. A medida que o tempo vai passando mais hormônios são liberados e chegam ao cérebro e nossa ingestão alimentar tende a diminuir até que nos sentimos saciados e paramos de comer, ou seja, é uma regulação que nosso organismo faz para que nós não consumamos mais do que o necessário, evitando assim o ganho de peso. Esse acontecimento seria o padrão de normalidade.

Mas acontece que a maior parte da população, principalmente os sobrepesos e obesos não seguem essa regra. Eles tendem a ingerir seu alimento de forma muito acelerada, sem parar entre cada garfada. E no que isso implica? 

Bem, cheguei em casa e coloquei meu prato. Minha barriga está roncando de fome, mal posso esperar para comer. Então começo a comer, nesse momento a produção dos hormônios da saciedade começa e vão em direção ao cérebro. A comida está uma delícia, então o prato que era para eu consumir em 30 minutos eu terminei em 15 minutos e ainda vou repetir outro prato. Qual o problema disso? Como já foi dito, os hormônios estão sendo liberados, então vamos supor que o tempo da produção deles até que atinja meu cérebro e me faça parar de comer seja de 30 minutos. Já que eu comi muito rápido terminei meu prato em 15 minutos e nesse tempo os hormônios ainda estão em pouca quantidade e não foram suficientes para me fazer parar de comer, ou seja, eu ainda estou com fome concordam? Repeti outro prato e levei mais 15 minutos pra acabar, ou seja, o tempo dos dois pratos que consumi juntos dá 30 minutos, coincidindo com o tempo que os hormônios atingiram sua concentração máxima e me fez parar de comer.


Qual a conclusão disso? O tempo que eu levaria para comer um prato, na verdade eu comi dois! Ou seja, comi o dobro! Refletindo no ganho de peso.

Agora vamos às dicas:

1.     A cada uma ou duas garfadas descanse o garfo ou a colher no prato e espere uns 30 segundinhos antes de dar a(s) próxima(s) garfada(s), depois descansa o garfo de novo espera mais 30 segundos e assim por diante. Eu disse 30 segundos, mas esse tempo você mesmo pode determinar, contanto que você descanse o garfo por alguns instantes entre as garfadas está ótimo. 
2.  Junto com a dica acima você deve procurar mastigar os alimentos. Tem pessoas que mastigam duas vezes e já engolem. Não é assim, você deve mastigar mais devagar, o que também vai te ajudar a comer mais devagar.
3.   Essa dica é a mais difícil para algumas pessoas... Se você não gosta de verduras e legumes trate já de mudar isso! Procure colocar mais salada do que carne no prato. De preferência uma salada crua e outra cozida. A crua vai te ajudar a aumentar a saciedade devido às fibras, já a cozida vai proporcionar uma melhor absorção de alguns nutrientes como o beta-caroteno. Tente colocar metade do prato só de salada e a outra metade você divide entre os outros alimentos (o prato principal, a guarnição e o acompanhamento).

4. Se for possível, ao invés de tomar suco após o almoço, prefira uma fruta, pois além de conter fibras, não vai distender tanto o seu estômago. Já que como sabemos o suco ocupa mais espaço no nosso estômago deixando ele mais dilatado.



Pronto, estão aí as dicas! ^^

Até a próxima!
Ah! comentem tá bom? Se ficou muito confuso ou não entenderam podem perguntar. 
Para ficar por dentro de mais novidades é só colocar seu e-mail nessa caixinha ao lado para recebê-las no seu e-mail. E se puderem seguir meu blog também, agradeço!
bjocas :***

Um comentário:

  1. Muito bom o texto Alba gostei muito vou seguir cada dica espero que vc poste mais!

    ResponderExcluir

Quer expor sua opinião sobre esse post? Fique à vontade!